Como a Saúde Mental influência no Sexo?
- janeiro 30, 2024
- por
- admin
A saúde mental tem uma influência significativa na vida sexual, ela não é estática, pode ser vista como um continuum, onde a intensidade e a frequência das emoções podem afetar a saúde mental de uma pessoa. Ao contrário de problemas físicos, a perda de libido não tem uma causa única e requer uma abordagem biopsicossocial. É importante considerar fatores clínicos, medicamentos, momento de vida e questões psicológicas que possam estar afetando a vida sexual de uma pessoa.
O cérebro desempenha um papel fundamental na sexualidade humana. O sistema límbico, conhecido como “maestro do prazer”, é responsável pelo prazer em várias áreas da vida, incluindo o prazer sexual. Se algo descompensa nessa área, pode haver uma compensação em outras áreas. Por exemplo, pessoas que fazem cirurgia bariátrica podem ter seus desejos redirecionados para outras compulsões.
Alguns hormônios, como a ocitocina, vasopressina, dopamina, serotonina e endorfina, são secretados durante momentos prazerosos e desempenham um papel importante no desejo sexual. No entanto, quando algo não está bem na saúde mental, o organismo pode captar menos desses hormônios, levando a uma diminuição do desejo sexual.
Existem maneiras de reacender o desejo sexual, como psicoterapia, atividade física regular, contato social com amigos, sono adequado e alimentação balanceada. Em alguns casos, pode ser necessário procurar um médico psiquiatra para equilibrar os hormônios por meio de medicação prescrita.
O desejo sexual pode ser despertado por estímulos mentais, especialmente em homens, enquanto as mulheres geralmente apreciam as preliminares e o contato afetuoso. É importante lembrar que cada pessoa é única e suas preferências podem variar.
Psicóloga Adriana Myssior.